Burlas no OLX

Embora não seja um utilizador assíduo do site de classificados OLX, tenho tido conhecimento de diversas burlas feitas através de anúncios colocados no OLX. Não podemos culpabilizar o OLX no entanto se houvesse um sistema de feedback semelhante ao que existe no Ebay muito provavelmente algumas das burlas seriam evitadas!!

A burla que oiço com mais frequência é a de “vendedores” que colocam anúncios de produtos e que quando “vendem” limitam-se a receber o dinheiro e cortar o contacto com o comprador sem nunca entregar o objecto da venda, creio que,estes vendedores, não sejam apanhados por medo dos compradores enganados ou pelos baixos valores das transacções , porque em alguns casos o pagamento é feito por transferência bancária em que o “Vendedor” faculta o seu NIB e sendo o NIB um identificador da conta facilemente uma autoridade “chega” ao seu titular, desconheço a lei e não sei se podemos apresentar queixa de burla nestes casos. O facto de termos facultado ao “Vendedor” os nosso dados pessoais também pode ser um factor de medo!!! Os valores envolvidos são muitas vezes baixos, talvez já com intuito de dissuadir o burlado de apresentar queixa e ter as “dores de cabeça” resultantes de todo o processo.

Outra burla que já me relataram várias vezes é de um “comprador” interessado nos produtos que estão à venda, mas que infelizmente está em Inglaterra ou a mudar-se para lá e quer fazer o pagamento por Paypal!! No entanto o “comprador” como não quer prejudicar o vendedor oferece-se para suportar os custos de transporte e inclusive para pagar mais do que o valor pedido no anuncio para compensar a maçada e as taxas do Paypal!! O contacto é feito tanto por telefone como por email e tudo é muito verosímil, não tive acesso a nenhuma destas “conversas” mas nos relatos que ouvi é tudo muito convincente e o “comprador” parece ser muito honesto. Tudo corre muito bem até ao dia acordado para o levantamento pela transportadora dos bens em causa, nesse dia o vendedor recebe uma chamada de um alegado “transportador” que diz que o pagamento do transporte terá que ser feito antecipadamente, quando o vendedor contacta o “comprador” o mesmo diz-lhe para efectuar o pagamento do transporte que ele já está a tratar do pagamento dos bens!! E aqui é que está a burla o pagamento do transporte terá que ser feito através da Western Union, que os mais incautos poderão achar normal visto ser um nome Inglês o burlão ter dito que está em Inglaterra. A Western Union é um sistema de envio de remessas de dinheiro que permite ao burlão levantar o dinheiro sem ser identificado e sem deixar rasto.

Estas são as burlas que tive conhecimento no entanto não duvido que existam muitas mais…  o OLX não se responsabiliza por estas situações (nem pode!!!) e dá concelhos de como evitar algumas das burlas conhecidas, referi o site OLX a titulo de exemplo e porque as situações que me reportaram foram iniciadas em contactos através do OLX no entanto não duvido que os burlões também sejam  trabalhadores que infestem também outros sites semelhantes e concorrentes com esquemas iguais ou parecidos!!

9 comentários em “Burlas no OLX”

  1. Atenção a esta conta do OLX: http://www.olx.pt/userlistings/9526214 e e-mail: [email protected]

    NIB: 0036 0000 99105742969 68

    Trata-se de Burla!!! Cuidado! Não tentem comprar nada deste usuário do olx.
    Fui mais uma que caí numa burla, pois cometi o grande erro de realizar o pagamento prévio de um dos cremes que respetivo usuário diz vender e após o pagamento simplesmente deixou de responder aos meus e-mails e não responde às chamadas telefónicas.

    Por isso, cuidado!

  2. Venho expor uma situação de tentativa de burla no OLX, neste caso por parte do comprador. Estava a vender um iphone e tive um interessado que enviou-me um talão de multibanco falso. Teriam sido 250 euros à vida. E o pior é que primeiro enviou-me por engano um talão multibanco em nome de outra pessoa, no total de 320 euros. Não sei se essa pessoa caiu no esquema…

    Aqui vão os dados:

    [email protected]
    Rua Do Alem nº33 Bloco 7 r/c esq frente
    4405-694 Gulpilhares
    V.N.GAIA
    Nome:Andre Freitas

  3. Como é que sabia que o talão do multibanco era falso? Vigaristas, deviam apanhar um torto que lhes desse uma lição.

  4. Bom dia deixo aqui a tentativa de burla no OLX que por eu ser muito desconfiado nao aconteceu comigo.
    coloquei um anuncio no OLX e recebi uma mensagem primeiro a dizer apra contactar o pai de uma moça porque estava interessado no equipamento que tinha a venda. a suposta filha enviou me o email do suposto pai alexander martinez – [email protected], para contactar.
    a resposta ao meu email desse senhor foi a seguinte:
    …Eu vou pagar 200EUR para o item + 30EUR para o transporte para Londres
    através de Registar Correios .
    No entanto, por Favor introduza os seus detalhes Bancários, conforme
    abaixo, para a transferência do dinheiro.

    Nome do Banco:
    BLZ:
    Código Swift:
    Titular da conta:
    Número da conta:
    O IBAN:
    País:

    Espero em breve ler sobre os seus dados Bancários para pagamento.
    Obrigado e adeus.
    Aqui está o endereço:

    Name : Danielle Huffman
    Address : No# 64 thackeray road
    City : East Ham,London
    Postcode : E6 3BW
    Country : United Kingdom

    troquei alguns emails com o fulano, mas ele ia sempre pedindo os dados bancários acima referido.
    cheira me a BURLA, por isso aqui deixo o nome deste senhor para terem cuidado

  5. Um cara chamado James Edward queria comprar um tablet anunciado por mim na OLX para o primo nos Estados Unidos. Solicitou fazer o pagamento via Paypal, se passou pela empresa enviando emails falsos e ainda pediu transferência de dinheiro pela Western Union.

    Endereço informado por ele pra entrega:

    Cynthia Reyes
    5217 Harlan Drive
    Elpaso, Texas
    USA, CEP: 79924

    Emails: [email protected] e [email protected]
    Telefone: +234 902 771 3451

    Tenham cuidado!

  6. Eu fui burlada por esse pulha . Comprou-me um Wiko Darknight e nunca pagou. Enviou comprovativo de pagamento e confiei. Até que pedia para enviar com urgência . Assim fiz, e passadas umas horas e não respondeu mais aos meus e-mails , contatei que fui enganada.

  7. Atenção ao António Armando Santos Correia com o NIB 0033 0000 0001 7094 7262 1, anda no OLX a burlar as pessoas, tenham cuidado.

  8. boas ja me ligaram por uns anucios que pus a venda no olx dois homens e duas mulheres recentemente me dizem estao interesadas ferramentas pra o marido e mandam a trasportadora buscar ok . so que desconfiei no pagamento mbway me pediram va a caixa nos indicamos e muito rapido muito cuidado amigos tenho numero de tmovel deles 964494791–964434872

  9. Ola esto com um objeto de um certo valor a venda, Foi contactado da um interessado que quiz o meu nib para fazer o pagamento ma objeto seria entrega na casa do Pai a um dato endereço, o comprador e do North do Pais … nao sei o que pensar cheiram a burla mas.. vocês que asham????

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.