Como instalar o webmin…

O que é o WebMin??
Webmin é interface gráfico que facilita ainda mais a configuração de sistemas linux, permitindo configurar quase todos os serviços que correm em linux.
E além disso existe um repositório de módulos uns que complementam os já existentes outros que permitem administrar serviços não contemplados na instalação base.
Webmin funciona via browser logo poderá ser acedido de qualquer lugar onde exista acesso à internet ou dentro da rede local!
Devido a tudo que este programa permite fazer não aconselho ninguém a o ter “visivel” ao mundo, porque pode existir alguma falha de segurança e quem a explorar pode fazer TUDO o que entender do nosso computador!
Pessoalmente só o uso para configurar o Bind (e só quando este se lembra de me partir a cabeça), mas para quem não conhece bem um serviço é a solução ideal.

Sitio do Webmin: www.webmin.com
Serviços suportados: doxfer.com/Webmin/Modules
Repositório de modulos: www.webmin.com/third.html

Como se instala???
1º- Fazer download do webmin
wget http://puzzle.dl.sourceforge.net/sourceforge/webadmin/webmin-1.350.tar.gz

2º- Descompactar o dito
tar -xvf webmin-1.350.tar.gz

3º- Entrar no directório que descompactamos
cd webmin-1.350

4º- Executar o script de instalação
./setup.sh

5º- Dizer qual é o directorio onde vai ser instalado o Webmin ou fazer enter para instalar na localização por defeito.

Como eu já tinha instalado o webmin quando escrevi sito o setup detectou a versão anterior e limitou-se a fazer upgrade à instalação existente. Se fosse uma instalação do zero são feitas mais perguntas como por exemplo quala porta onde o serviço vai correr etc etc…

7º- Aceder através do browser ao webmin
http://IpDoComputador:10000

8º- Explorar as milhentas opções do webmin

A instalação de modulos adicionais é feita através do interface disponivel via browser bastando informar o url do modulo!!

E ainda têm o Usermin que permite a cada utilizador do sistema aceder ao seu webmail, alterar a password, etc… este ainda só testei superfialmente e também gostei da simplicidade de utilização e implemtação!!!